Aprendizagem e Comunicação em Rede
Guião Técnico
Argumento: Com este vídeo pretendo apresentar a cidade onde vivo e que me caracteriza como pessoa, assim mostrando os principais locais a visitar, onde dormir e onde comer, bem como figuras e pessoas ilustres desta cidade.
EPIC 2014
Reflectindo...
As curtas-metragens propostas para análise confrontam-nos com uma linha temporal que retrata o passado, presente e futuro, traduzindo uma visão das sucessivas fases de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, e a sua influência na contemporaneidade.
O espaço virtual que hoje dispomos começou a desenvolver-se na década de 80 (1989), influenciando de forte maneira as nossas rotinas quotidianas: pessoais, sociais, profissionais e os nossos comportamentos/atitudes. Assim, é impensável um sentido de vida actual e integrado sem o recurso à panóplia de ferramentas que facilmente podemos aceder e somos, de certa forma, coagidos a usar sob pena de nos sentirmos info-excluidos e mesmo socialmente discriminados.
Os avanços tecnológicos até aos nossos dias mostram-nos uma realidade virtual complexa e versátil, permitindo aceder e produzir grandes quantidades de informação em tempo real. O grande alerta é no sentido de que, e apesar dos grandes benefícios subjacentes, o uso indevido, negligente e sem regulação da informação online pode ser gerador de efeitos maléficos para o indivíduo e para a sociedade de modo geral.
A par destas considerações e dos reconhecidos benefícios que representam as tecnologias numa sociedade actual globalizada, competitiva e dinâmica, deparamo-nos com o “reverso da medalha” face a uma sociedade, também ela cada vez mais individualista, onde o TER se sobrepõe ao SER, prevalecendo lógicas neo-liberais economicistas sem responder aos direitos de integração/participação de todos na sociedade global e aos valores cimeiros da construção do indivíduo, como a família, ética, afectividade, solidariedade, estética, identidade, privacidade. Segundo Saramago, estamos perante uma grande tensão impulsionada por uma sociedade dependente do consumo e das tecnologias que nos empurra para um caminho contrário ao da democracia, do altruísmo e da participação cívica, criando um isolamento egocêntrico e uma consciência consumista/materialista.
Apresentamos a nossa Linha Temporal
Outros Vídeos:
The Machine is Us
Saramago e Janela da Alma
O Potencial do BLOG para a Aprendizagem
A utilização do Blog como ferramenta de aprendizagem é cada vez mais uma realidade dos dias de hoje. A simplicidade do Blog permite gerir e editar conteúdos com a frequência que quisermos e duma forma fácil, sem requerer grandes conhecimentos de programação, webdesign ou HTML.
Por um lado, este recurso desenvolve os conhecimentos informáticos de qualquer um, mesmo sabendo pouco do universo das TICs, e por outro lado, promove a interacção directa com os leitores do blog, e consequentemente à troca de ideias e acesso a novos conteúdos. A partir do momento em que se cria um blog, faz-se parte da extensa rede compreendida por Blogosfera, isto é, toda a comunidade que produz, disponibiliza conteúdos e lê blogs.
A aprendizagem via blog é quase automática, pois aplica-se as TIC numa lógica de transmissão e recepção de conhecimentos, saberes e opiniões. Tem ainda a particularidade de se poder criar algo pessoal que nos identifica e caracteriza, mas que também nos projecta enquanto membros da blogsfera.
A criação e divulgação dos Blogs pode contribuir para a angariação de novos leitores e divulgação constante das suas ideias, projectos e opiniões, desencadeando a aprendizagem intra e/ou interpessoal de forma fácil.
Somos alunas do 1ºano do Mestrado em Educação - Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho.