Implicações das TICs em Rede na Sociedade

EPIC 2014





Reflectindo...

As curtas-metragens propostas para análise confrontam-nos com uma linha temporal que retrata o passado, presente e futuro, traduzindo uma visão das sucessivas fases de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, e a sua influência na contemporaneidade.
O espaço virtual que hoje dispomos começou a desenvolver-se na década de 80 (1989), influenciando de forte maneira as nossas rotinas quotidianas: pessoais, sociais, profissionais e os nossos comportamentos/atitudes. Assim, é impensável um sentido de vida actual e integrado sem o recurso à panóplia de ferramentas que facilmente podemos aceder e somos, de certa forma, coagidos a usar sob pena de nos sentirmos info-excluidos e mesmo socialmente discriminados.
Os avanços tecnológicos até aos nossos dias mostram-nos uma realidade virtual complexa e versátil, permitindo aceder e produzir grandes quantidades de informação em tempo real. O grande alerta é no sentido de que, e apesar dos grandes benefícios subjacentes, o uso indevido, negligente e sem regulação da informação online pode ser gerador de efeitos maléficos para o indivíduo e para a sociedade de modo geral.
A par destas considerações e dos reconhecidos benefícios que representam as tecnologias numa sociedade actual globalizada, competitiva e dinâmica, deparamo-nos com o “reverso da medalha” face a uma sociedade, também ela cada vez mais individualista, onde o TER se sobrepõe ao SER, prevalecendo lógicas neo-liberais economicistas sem responder aos direitos de integração/participação de todos na sociedade global e aos valores cimeiros da construção do indivíduo, como a família, ética, afectividade, solidariedade, estética, identidade, privacidade. Segundo Saramago, estamos perante uma grande tensão impulsionada por uma sociedade dependente do consumo e das tecnologias que nos empurra para um caminho contrário ao da democracia, do altruísmo e da participação cívica, criando um isolamento egocêntrico e uma consciência consumista/materialista.

Apresentamos a nossa Linha Temporal

Outros Vídeos:

The Machine is Us

Saramago e Janela da Alma

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © EDUCAREde